quinta-feira, 10 de julho de 2014

Têmpera ovo

A têmpera ovo foi a técnica que aprendi nesse período da faculdade durante as aulas de Pintura. Apesar de ser muito trabalhosa, vale a pena porque você participa de todo o processo, da criação da tinta até o quadro finalizado.
Essa técnica foi bastante usada na arte italiana durante os séculos XIV e XV, quando ainda eram utilizados em afrescos ou em painéis de madeira com um fundo próprio para aquilo. Depois disso, a tinta óleo acabou a substituindo.

Lorenzo Monaco - Adoration of the Magi

O pigmento é misturado com um aglutinante (água e gema de ovo) e assim, você já pode aplicar a tinta. Inclusive, algo a ser ressaltado, é o baixo custo dessa técnica. Cada caixa de pó xadrez (pigmento) com 500g custa em torno de 8 reais, sendo que se você comprar apenas as cores primárias (vermelho, azul e amarelo) poderá fazer as misturas e achar as outras cores (roxo, laranja, verde etc). É importante também ter o branco e o preto pois eles são os responsáveis pela variação de tons. O branco não existe em pó xadrez e por isso você deve comprar óxido de zinco ou óxido de titânio, ambos servem.


Quanto maior a sua paleta de cores, melhor! 

A preparação do fundo em madeira é feita com 30 ml de cola cascorez, 70 ml de água e gesso cré (a quantidade deve ser manuseada pela pessoa, quando estiver na grossura próxima de um leite condensado você pode parar de mexer). Deve-se aplicar 4 mãos dessa base na madeira, duas horizontais e duas verticais, aguardando a secagem entre cada uma. Após isso, é necessário lixar bem essa superfície, até que ela fique lisa, e passar um pano úmido para que os resíduos saiam. Ainda, antes de começar a sua pintura, é necessário passar uma mão de tinta branca.
















É possível que você bagunce a casa inteira, suje tudo e tenha o maior trabalho para limpar depois, assim como eu tive, mas no final vale a pena.